O processo de prospecção de uma empresa pode ser feito de diferentes formas.
Mas, existem duas abordagens principais, que são frequentemente usadas: o Inbound e o Outbound.
O Inbound atua de forma mais passiva, enquanto o Outbound busca atingir o cliente de forma mais direta.
O Inbound é a metodologia do marketing. Isso envolve produzir conteúdos e materiais interessantes que deem mérito para sua empresa e permitem que você seja encontrado pelo seu prospect.
E, após esse encontro, inicia-se a sustentabilidade do seu possível cliente para avançar à conversão do lead.
Outbound nada mais é que o processo de prospecção ativa baseado no perfil de cliente ideal, em que o vendedor aborda um potencial cliente a partir de um contato frio, por telefone, email ou outro meio de comunicação.
“A prospecção outbound é o modelo comercial onde os esforços para conseguir o cliente são feitos de forma ativa.”
A partir do momento que você entende quem é o seu cliente ideal, você poderá escolher quais canais são ideais para se aproximar.
Para ambos, é importante que você entenda quem é o seu público para poder montar uma abordagem mais assertiva e extrair as ações que você deseja.
Saber com quem se está falando é essencial para qualquer estratégia de Marketing, e faz muita diferença para a forma com qual o seu produto vai reagir.
Na Cingo, não fugimos muito desses métodos, pois o mesmo é muito utilizado em diversas estratégias de marketing para atrair os leads segundo os processos de outbound.
Realizamos diversos conteúdos para que o cliente ideal possa ser atraído e queira conhecer mais sobre quem somos, o que fazemos, e como podemos ajudar a empresa.
Um exemplo que podemos dar, é quando o cliente inicia uma conexão conosco através do nosso site ou página no linkedin, surge uma possibilidade de avançarmos para um contato com o cliente.
HUNTER
Existem diferentes formas de encontrar e selecionar os leads na qual irá prospectar, por exemplo:
Pode-se utilizar as redes sociais, ferramentas de e-mail, e network que nada mais é que,
rede de relacionamento pessoal, onde você trás um contato que já conhece dentro de uma determinada empresa.
Uma das formas mais utilizadas e conhecidas é o Hunter que significa caçador.
Portanto, você se torna responsável pelas caças de leads que se encaixam no perfil do cliente ideal.
Existem algumas maneiras de realizar o hunter, umas delas seria manualmente,
Onde você pesquisa empresas que tenham características dos tipos de segmentos que a sua empresa deseja prospectar, você busca também pelos contatos de nome, e-mail e cargos do responsável de um determinado setor, pelo qual você deve apresentar o seu produto ou a sua marca.
Também temos outra forma mais prática de encontrar os leads e os contatos, que você precisa para ser mais assertivo na prospecção.
Outra maneira seria utilizar ferramentas de e-mail, na qual se torna mais acessível a busca pelos contatos dos seus leads.
Desempenhar a atividade do Hunter, parece muito mais complexo do que se parece,
pois demanda esforços na qual você deve pesquisar regiões, faturamentos, empresas, e segmentos que se encaixam com o tipo de cliente ideal que deseja prospectar.
Sendo assim, pondo em prática esses tópicos, a possibilidade de você conseguir converter os leads se torna mais assertivo.
Aqui na Cingo trabalhamos exatamente nessa linha de estratégia de hunter, selecionamos segmentos de diversas regiões, selecionamos também as características do cliente ideal que desejamos prospectar.
Sendo assim, concluímos a estratégia do hunter, nos próximos posts iremos dialogar sobre as demais etapas do funil de conversão.
“Faça as perguntas certas, pois é na prospecção que nascem as vendas.”